quarta-feira, 30 de julho de 2008

IBOVESPA

IBOVESPA DIÁRIO


IBOV DIÁRIO - Após perder o canal altista que o índice seguia desde 2004, batu em 56.425 e parece ter formado fundo. Como comentei ontem, eu acredito que deixa ser repique se romper os 60.000. Hoje fechou em 59.998. Ou seja, quase nos 60.000. Se romper acredito que deixa de ser repique e mostra que pode ter sido o fundo do ano. Temos outros fatores que contribuem para está conclusão. IFR com divergência altista. O índice fez dois fundos, um abaixo do outro e o IFR não acompanhou. Pelo contrário, se segurou no suportão e fez um duplo toque. Hoje o índice rompeu inclusive o canal baixista que vinha desde maio, com volume. Podemos estar próximos da confirmação da reversão. Temos que esperar amanhã para ver se vai ou fica. Não adianta amanhã fechar com um DOJI hehe. Tem que fechar com uma barra de alta. O mercado está díficil, não vou negar. Quem ganhou hoje, foi quem foi disciplinado, entrou com estratégia, bate no start é compra, coloca o stop onde deve e deixa rolar. Eu estou trabalhando com 1/4 do meu dinheiro. Não estou sentindo segurança no mercado, por isso não arrisco. Perdi os 8 % de alta de vale5, perdi ! Vou morrer ?! Não ! O mercado sempre vai estar ai e meu dinheiro se eu arriscar não. Mercado pode ter formado fundo, que se confirmado fecharia o ano em 80.000. Eu só vou voltar a entrar com meus 100 % quando eu estiver totalmente seguro que a hora chegou !

Sei que ficamos com sentimento de perda quando vemos uma ação subir e não estamos dentro, mas não adianta comprar agora, porque se for repique você vai apagar a luz da festa ! E ainda vai ter que limpar tudo para ganhar um din din ! ....

Sigo esperando uma definição do IBOV, que apesar da vontade de queda que tinha/tem não aguentou a pressão externa e puxou firme hoje. Talvez, tenhamos mudados os ventos, e eles nos levarão a novas altas...


Temos como suportes :

- 59.862.
- 59.300/59.400.
- 59.000.
- 58.877.
- 58.059.
- 57.388.
- 56.425.


Temos como resistências :

- 60.000/60.050.
- 61.355.
- 62.000.
- 62.400.

Pode ser um pullback até o canal rompido, mas como rompeu a base do canal para cima novamente, pode ser que tenha caido demais e as pessoas - leia-se $$$ - perceberam que a queda foi tão grande e voltaram a comprar. Se for pullback amanhã fecha com um DOJI, ou cai. Se não for, fecha com barra de alta.

O grande volume indica que a maioria das pessoas aceitaram comprar a este preço os ativos, ou seja, a aceitação deste patamar está coerente com quem impõem sua opinião ( $$ ).

Amanhã tenho três cenários possiveis :

- Abriremos em queda, e fazemos o famoso KK ( Kaiu Komprou ), e o índice volta a subir bem forte até os 61.355.

- Abriremos em alta e o índice segue forte.

- Abriremos em alta e o índice quase não oscila formando um DOJI.

Este terceiro cenário poderia nos mostrar que formamos um possível repique e mais quedas poderão ocorrer.

Quero lembrar que amanhã também podemos abrir e cair forte, eu acho improvável está hipótese, mas não impossível. Se cair, mostra que esta alta dos 56k até agora foi um repique ( E que repique hehe ).


Boa noite à todos,

Bons trades

Abraços

Nenhum comentário: